Acompanhe as novidades em nosso Blog

DDS: GUIA RÁPIDO E COMPLETO

Você sabia que o DDS, Diálogo Diário de Segurança, pode impactar positivamente na segurança e na saúde do trabalho da sua instituição? Continue lendo para entender como. 
Três homens com equipamento de segurança conversando

Você sabia que o DDS, Diálogo Diário de Segurança, pode impactar positivamente na segurança e na saúde do trabalho da sua instituição? Continue lendo para entender como.  

O que é DDS?

A sigla DDS significa: Diálogo Diário de Segurança. É uma técnica de conversas rápidas, guiadas por um responsável, com os colaboradores sobre segurança e saúde no trabalho

Essa é uma ferramenta de comunicação que visa conscientizar os trabalhadores sobre os riscos presentes no ambiente de trabalho e as medidas de prevenção a serem adotadas. 

Idealmente, o DDS é realizado no início de cada turno de trabalho, com duração média de 10 a 15 minutos. 

Durante esse período, um líder, instrutor ou supervisor aborda um tema específico de segurança do trabalho, como: riscos ergonômicos, químicos, físicos, biológicos e de acidentes.

DDS exemplos de temas

Os temas dos DDS são inúmeros, o ideal é prestar atenção no dia a dia de cada empresa e reforçar nessas conversas temas que possam estar sendo negligenciados. Por exemplo:

  • Uso de equipamentos de proteção individual e coletiva (EPIs e EPCs);
  • Conversa sobre os riscos que existem no ambiente;
  • Proteção de partes específicas como mãos, cabeças e pernas;
  • Prevenção de doenças de trabalho;
  • Brincadeiras que podem causar distração ou acidente;
  • Como aplicar primeiros socorros;
  • Como agir em caso de acidentes de trabalho; 
  • Saúde mental e trabalho;
  • Uso de ferramentas.

Por que aplicar o DDS?

O DDS  tem como objetivo conscientizar os trabalhadores sobre os riscos presentes no ambiente de trabalho e quais são as medidas de prevenção a serem adotadas. Quando aplicado com sucesso, tem como consequências:

Reforço dos protocolos de segurança.

No dia a dia é comum que alguns protocolos de segurança sejam ignorados, principalmente aqueles que parecem ser sem sentido para os funcionários, com o DDS esses temas são reforçados e ficam presentes no cotidiano.

Redução de acidentes e doenças do trabalho.

O DDS cria uma cultura de segurança no ambiente de trabalho, assim, há redução de acidentes e doenças, gerando menos custos para a empresa e mais segurança para os trabalhadores.

Melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores.

A prevenção de acidentes e doenças do trabalho contribui para a qualidade de vida dos trabalhadores ao reduzir o risco de lesões, doenças e morte.

Aumento da produtividade.

O ambiente de trabalho seguro proporciona um aumento da produtividade, pois os trabalhadores se sentem mais seguros e motivados para trabalhar.

Redução dos custos com saúde e segurança.

O DDS gera redução dos custos com saúde e segurança, já que a instituição diminui gastos com indenizações, afastamentos e outros relacionados a acidentes e doenças do trabalho.

Como aplicar o DDS?

Apesar de se tratar de um diálogo, o DDS deve ser pré-preparado, para um aproveitamento adequado, entenda como planejar e aplicar:

  1. Escolha o seu tema:

Lembre-se que além de ser útil para o colaborador, deve fazer sentido para a equipe. Uma dica é conversar com os gestores e equipe para entender quais casos vem acontecendo e poderiam ser abordados.

Por exemplo, em um escritório temas como a ergonomia e o uso de computador são presentes e úteis, para o chão de fábrica, quando não se utilizam desses equipamentos, não há sentido nessa discussão. 

  1. Prepare-se antecipadamente:

Conversas são uma caixa de surpresas, há dias em que todos colaboram e falam muito, há aqueles em que ninguém participa.

Para evitar falta de interação ou excesso, faça um pré-roteiro com possíveis dúvidas 

  1.  Tenha um objetivo:

Saiba o que deseja com a conversa e o que ao fim dela todos devem ter entendido.  

Isso não quer dizer que você deva ignorar o que surgir que seja diferente, apenas guie de volta ao tópico e guarde aquilo para conversas futuras. 

  1.  Garanta a participação e voz dos colaboradores:

O DDS não é uma ferramenta para minipalestras, ela exige um diálogo, é fundamental que os colaboradores participem e contribuam para a conversa.

Garanta que suas sugestões são importantes, ouvindo-os e aplicando. Utilize uma linguagem objetiva e simples, de forma positiva e motivadora. 

Como fazer um DDS rápido?

  • Realize o DDS no início de cada turno de trabalho;
  • Seja específico e claro;
  • Escolha temas não abrangentes, um assunto de cada vez;
  • Utilize meios para cronometrar a duração média;
  • Escolha um facilitador para o DDS que seja qualificado e experiente;
  • Use recursos tecnológicos para transmitir a mensagem, como imagens, vídeos, etc. 

Como o DDS pode auxiliar sua empresa no fim de ano?

No ano de 2022, segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, o número de acidentes comunicados ao INSS cresceu em relação ao ano de 2021.

Isso revela que ainda possuímos um grande caminho na Segurança e Saúde do trabalho e todas as ferramentas para alcançar esse objetivo devem ser usadas. 

No fim do ano, há uma preocupação geral com acidentes no trabalho, causados por distrações ou até mesmo mudanças, bem como acidentes fora do ambiente de trabalho comuns às festas. 

Entre as maneiras de combater esses riscos estão os DDSs focados nesses pontos, para auxiliar os trabalhadores nesse período. 

Quer continuar recebendo informações sobre saúde ocupacional? Confira nossas redes de comunicação. Blog, Instagram, LinkedIn e Facebook

Fontes:

https://www.gov.br/previdencia/pt-br/noticias-e-conteudos/2023/maio/acidentes-de-trabalho-caem-25-6-no-brasil-em-10-anos

https://smartlabbr.org/sst

Compartilhe:

Você pode se interessar

eSocial

2 abr 2024

O eSocial é uma realidade para empresas brasileiras, o sistema implementou uma forma única de prestação dos dados trabalhistas, fiscais e previdenciários, unificando e interligando as informações.

Gestão Ocupacional

5 mar 2024

Sim, o PCMSO, Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, é obrigatório. Mas será que toda empresa precisa ter um programa de saúde ocupacional? Não importa o tamanho do seu negócio, nem o tempo no mercado, para quem possui funcionários em regime CLT, Consolidação das Leis do Trabalho, é uma obrigação possuir um PCMSO.

eSocial

5 mar 2024

O eSocial, Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, é sistema digital unificado do Governo Federal no qual empresas enviam dados relacionados aos trabalhadores à federação.

Engenharia: Segurança do Trabalho

20 out 2023

Você sabia que o DDS, Diálogo Diário de Segurança, pode impactar positivamente na segurança e na saúde do trabalho da sua instituição? Continue lendo para entender como. 

O site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a utilização dessas tecnologias, como também, concorda com os termos da nossa política de privacidade.