Soluções com excelência, autonomia e agilidade para sua empresa.

A PREMIUM Saúde Ocupacional realiza o atendimento total aos requisitos das normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego. Além dos documentos obrigatórios, utilizamos nossa expertise para otimizar a Gestão da Saúde Ocupacional de nossos clientes com relatórios, sistema de gestão, consultoria especializada e canais diretos com profissionais especializados.

Veja o que a PREMIUM pode oferecer para sua empresa?

Portfólio Ocupacional Completo

Nosso amplo portfólio atende à todas as normativas da legislação vigente, atendendo a saúde e segurança global das empresas clientes.

Soluções Customizadas

Centralize todo atendimento ocupacional da sua empresa, onde quer que ela esteja. Atendimento personalizado para as necessidades da sua empresa.

Cursos e Treinamentos EAD

A PREMIUM Saúde Ocupacional conta com cursos especializados na área da Segurança do Trabalho para que você possa ampliar o conhecimento de sua equipe, mesmo a distância.

Confira todos os Programas, Laudos e Análises em Saúde Ocupacional.

Programas Ocupacionais

PGR - Programa de Gerenciamento de Riscos

Norma Regulamentadora 1 (NR-01)

O Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) é parte integrante do Sistema de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) e tem como foco a gestão dos perigos enfrentados pelos trabalhadores durante suas atividades laborais. O PGR consiste em:

  1. Inventário de Riscos, que identifica os diversos tipos de perigos e avalia seus riscos considerando a probabilidade de ocorrência e a gravidade das consequências.
  2. Plano de Ações, que abrange todas as medidas necessárias para manter a saúde e segurança dos trabalhadores.

Ambos os documentos devem estar alinhados com a política da empresa em relação à Segurança e Saúde do Trabalho definidas em seu Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO).

O Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) tem como objetivo principal reduzir a produção de resíduos sólidos em um município, fornecendo orientações sobre como acondicionar, armazenar, coletar, transportar, tratar e dispor adequadamente desses resíduos.

As atividades que geram resíduos são responsáveis por lidar com o impacto ambiental decorrente do encerramento de suas fontes geradoras, além de serem responsáveis pela recuperação de áreas degradadas.

O PGRS deve detalhar ações relacionadas à gestão de resíduos sólidos, abrangendo desde a sua geração até a sua disposição final, podendo ser parte do processo de licenciamento ambiental, quando necessário. Deve incluir também estratégias para proteger a saúde humana e o meio ambiente.

O Programa de Conservação Auditiva (PCA) é um conjunto de medidas técnicas e administrativas a serem implementadas para proteger a saúde dos trabalhadores expostos a altos níveis de ruído.

A PREMIUM Saúde Ocupacional estabelece procedimentos para monitorar e preservar a audição de seus funcionários sempre que o ruído represente uma ameaça nas operações de produção, independentemente das medidas de proteção coletivas ou individuais aplicadas (EPI).

Esse programa envolve a cooperação de várias áreas, incluindo Medicina do Trabalho, Fonoaudiologia, Engenharia e Segurança do Trabalho, Recursos Humanos e colaboradores. Ofertamos também palestras educativas sobre a importância da saúde auditiva e questões como rolhas de cerúmen, que podem ser comuns devido ao uso frequente de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

O Programa de Proteção Respiratória (PPR) tem como objetivo, verificar a necessidade do uso de proteção respiratória decorrente do uso e exposição de agentes de riscos químicos ou biológicos, assim como aferir se os equipamentos de proteção respiratória porventura existentes são suficientes e eficazes para a proteção necessária. Além de apontar outras ações que se façam necessárias nesta temática.

O Programa de Preservação da Saúde Vocal (PPSV)tem como objetivo realizar o treinamento vocal e implementar as ações da saúde ocupacional focadas na prevenção do desgaste da saúde vocal, propiciando melhora no bem-estar dos trabalhadores que se enquadram neste perfil.

O programa atende a todos os profissionais que utilizam a voz como principal instrumento de trabalho, como operadores de telemarketing, professores, representantes de vendas, entre outros.

Por meio de intervenções contínuas no ambiente de trabalho e conscientização sobre os procedimentos que permitam o uso correto da voz e que, consequentemente, evitam o adoecimento, prevenindo distúrbios dessa natureza relacionados à prática profissional.

A Cinesioterapia Laboral é um conjunto de exercícios específicos, de curta duração, com ênfase em alongamentos conscientes, realizados com orientação profissional no próprio local de trabalho, para a prevenção de riscos de doenças osteomusculares, visando à movimentação do sistema musculoesquelético e a melhoria do bem-estar físico e psíquico do funcionário.

A implantação da Cinesioterapia Laboral, quando inserida no programa de ergonomia beneficia a empresa em alguns fatores já comprovados. Entre eles está a diminuição dos problemas de saúde do trabalhador, eficácia na prevenção dos distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho, diminuindo afastamentos, absenteísmo médico, estresse e as queixas dolorosas, e com isso um aumento na produtividade da empresa.

Laudos e Análises

Elaboração de Mapa de Risco

Essencial para a representação dos potenciais problemas à saúde no ambiente de trabalho. No serviço de Elaboração de Mapas de Risco, os colaboradores são conduzidos ao reconhecimento dos ambientes de trabalho do local, com o conhecimento do que, como e quanto é feito em cada ambiente para representá-los de forma visual, listando os equipamentos e ferramentas utilizados a fim de medir os riscos.

Relatório técnico com a finalidade da análise, qualificação, quantificação e o monitoramento dos agentes que apresentam potenciais riscos à saúde do colaborador:

  • Avaliações Quantitativas de Produtos Químicos
  • Avaliação Quantitativa de Ruído
  • Avaliação de Vibração
  • Análise Preliminar de Riscos

Norma Regulamentadora 17 – NR 17

Trata-se do documento da avaliação dos riscos ergonômicos presentes nas máquinas, equipamentos, postos de trabalho e na execução da atividade profissional.

A Análise Ergonômica do Trabalho será necessária para todas às empresas que possuem empregados, cujas atividades ou procedimentos os expõe a riscos, que por sua natureza ou método de trabalho, impliquem em levantamento, transporte e descarga individual de materiais, assim como, atividades que exijam sobrecarga muscular estática ou dinâmica do pescoço, ombros, dorso e membros superiores ou inferiores.

O Perfil Profissiográfico Previdenciário é um formulário que contém informações sobre o empregado, como sua atividade, exposição a agentes nocivos, intensidade e concentração desses agentes, exames médicos, e dados da empresa. Empresas que contratam trabalhadores como empregados e aquelas com atividades que envolvem exposição a agentes prejudiciais à saúde devem preencher esse formulário (origem da concessão de aposentadoria especial após 15, 20 ou 25 anos de contribuição). Ele é fornecido ao funcionário quando solicitado ou no momento do desligamento e é relevante para a concessão de aposentadoria especial após determinado período de contribuição.

O Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT) é o documento emitido por Engenheiro de Segurança ou por Médico do Trabalho habilitados pelo respectivo órgão de registro profissional, para fins previdenciários, e destinados à avaliação e comprovação de efetiva exposição do segurado aos agentes de risco nocivos que ensejem ou não o benefício da aposentadoria especial.

As empresas estão obrigadas a elaborar e manter atualizado o LTCAT com referência aos agentes nocivos, existentes no ambiente de trabalho de seus trabalhadores.

O Laudo Técnico de Insalubridade possui como premissa base a Norma Regulamentadora NR-16 do Ministério do Trabalho e Emprego, ou seja aplicável a todas as relações trabalhistas CLTs.

Têm como objetivo analisar atividades ou situações específicas tais como: uso ou atividades com explosivos, inflamáveis, eletricidade, radiação ionizantes, entre outras. De modo a caracterizar o reconhecimento ou não o possível enquadramento da percepção do adicional de periculosidade para os diversos cargos da empresa. Assim como dar parecer a aqueles aos quais não se enquadram tal situação.

A saber, a gradação de periculosidade é única, 30% do incidente sobre salário. O Laudo é elaborado e emitido por profissional Engenheiro de Segurança do Trabalho ou Médico do Trabalho devidamente habilitados.

O Laudo Técnico de Insalubridade possui como premissa base a Norma Regulamentadora NR-15 do Ministério do Trabalho e Emprego, ou seja aplicável a todas as relações trabalhistas CLTs.

Tem como objetivo analisar os riscos de exposição no trabalho para determinar se os funcionários têm direito ao adicional de insalubridade ou periculosidade para os diversos cargos da empresa. A gradação desse adicional (quando cabível) pode variar entre 10%, 20% e 40% do salário-mínimo vigente.

Importante salientar que o adicional de insalubridade não é perpétuo, e sempre que o empregador tomar as devidas medidas de proteção ou eliminar o risco, sob nova avaliação o adicional poderá ser cessado.

Veja como é fácil implantar o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) na sua empresa.

O PGR é o programa voltado a gestão de perigos aos quais cada grupo de trabalhadores está exposto durante a execução de suas tarefas da jornada de trabalho.

Inventário de Riscos

Após minuciosa coleta de dados, nossa equipe realiza a visita técnica à empresa. Onde se procederá a análise e categorização dos perigos e possíveis riscos aos quais os trabalhadores estão expostos. Todas as avaliações irão compor o Inventários de Riscos.

Plano de Ações

O trabalho de nossa equipe técnica segue para o Plano de Ações, onde são propostas todas as melhorias indicadas para mitigar as questões levantadas no Inventários de Riscos. Estes dois itens compõe o PGR.

Resultados

Por fim, o programa é entregue e apresentado ao cliente. Ele deve ser incorporado ao sistema Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) da empresa. De maneira que o programa estabeleça o ponto inicial para o processo de melhoria contínua da segurança e saúde ocupacional.

Informe, capacite e prepare seu colaborador à distância.

Cursos e Treinamentos EAD

A PREMIUM Saúde Ocupacional oferece cursos, treinamentos e palestras com o objetivo de promover uma capacitação segura, prevenir acidentes e doenças ocupacionais.

Aplicados por profissionais qualificados, nossos cursos EAD contemplam todas as Normas Regulamentadoras (NRs), validam e certificam conforme a Resolução nº 167 do Conselho Estadual da Educação – CCE e são válidos em todo o território nacional.

O site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a utilização dessas tecnologias, como também, concorda com os termos da nossa política de privacidade.